BIOMEDICINA
Bacharelado
PRESENCIAL
48 meses (noturno) | Início 17/03/25
GRADE CURRICULAR
FAZER MATRÍCULA!

Objetivo

O Curso de Biomedicina da FACVEST objetiva formar e ofertar à sociedade um profissional, crítico, humanístico e com conhecimentos científicos específicos teórico-práticos, pautado  em  princípios  éticos  e  na compreensão da  realidade  social, cultural e econômica do  seu meio, dirigindo  sua atuação para  a  transformação  da  realidade  em  benefício  da  sociedade.  



PERFIL PROFISSIONAL



Nos  termos do artigo 3°,  inciso  I, da Resolução CNE/CES 2, de 18/02/2003,  o  perfil desejado  do  egresso  do  curso  de Graduação  em  Biomedicina  da FACVEST é o de uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva para atuar em todos níveis de atenção à saúde,  com  base  no  rigor  científico  e  intelectual, capacitado tecnicamente e com habilidades para uma atuação ética e responsável na relação com o paciente e a comunidade, em laboratórios que realizam analises clinicas, toxicológicas, clínicas de imagem, citologia oncótica,  análises hematológicas,  análises moleculares,  produção  e  análise  de  bioderivados,  análise  bromatológicas,  análises ambientais e  bioengenharia, assim como em estabelecimentos industriais de alimentos e profissionais de saúde especializados nas áreas de Bioquímica,  Genética,  Imunologia,  Biologia  Molecular,  Parasitologia, Fisiologia,  Patologia  e  Farmacologia.



O profissional almejado terá ainda uma formação administrativa para que permita gerenciar o exercício de atividades biomédicas, visando a eficiência e qualidade na produção ou prestação de serviço, reconhecendo a sua importância na comunidade.



 As competências e habilidades gerais que o curso preconiza para o Biomédico são:



 I - Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e continua com as demais instâncias do sistema de saúde. Sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;



II - Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;



III - Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;



IV - Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade.



A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;



V - Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;



VI - Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja beneficio mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.



  As habilidades e competências específicas do curso para a formação do Biomédico são:



 I - respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;



II - atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o;



III - atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética.



 



 **A grade com as disciplinas poderá ser alterada.



Não temos bolsas próprias. Aceitamos Prouni, FUMDES e Fies.



Cadastro no e-MEC



Coordenador: Prof. Jader Betsch Ruchel



E-mail: prof.jader.ruchel@unifacvest.edu.br



 

Garanta a sua vaga!

Bolsa de 100% para o curso todo com início das aulas em 26 de agosto

Unifacvest

A Unifacvest oferece cursos presenciais com a melhor infraestrutra disponível para as aulas no Campus Central em Lages (SC). Temos a melhor biblioteca de Santa Catarina na avaliação do MEC, laboratórios com tecnologia de ponta e clínicas escola para as aulas práticas e estágios dentro da universidade.



O ingresso pode acontecer, conforme a oferta, no verão (fevereiro) e no inverno (julho). Sempre oferecemos 50% de desconto por pontualidade para pagamento da mensalidade até o dia 7 de cada mês.



A Unifacvest é pioneira na oferta de educação mediada por tecnologias. As salas são equipadas com recursos multimídia que permitem a transmissão síncrona das aulas e os conteúdos e materiais educacionais estão todos na Sala Virtual que pode ser acessada a qualquer momento através de smartphones, tablets e microcomputadores.



Durante períodos de emergência sanitária são adotados protocolos de biossegurança, com uso de EPIs para garantir a saúde de alunos e professores, com redução, distanciamento e escalonamento de alunos em sala de aula conforme protocolos e calendários estabelecidos pelo MEC e órgãos reguladores locais.



O currículo dos cursos segue a Portaria MEC Nº 2117/2019 com a oferta de até 40% da carga horária em disciplinas na modalidade EAD garantindo que o futuro profissional desenvolva competências e habilidades de tecnologia da informação & comunicação e uso ético na trafegabilidade digital. Atendendo à legislação 10% da carga horária do curso é composta por atividades curriculares de extensão. 



A Unifacvest oferece estágio curricular obrigatório nas clínicas escola de saúde humana e animal, Casa da Cidadania e Tech (Centro de engenharia e biotecnologia avançada) e tem convênio com organizações e entidades em todo o Brasil.



Com o processo de internacionalização oferta algumas disciplinas bilíngues e oferece programas de mobilidade estudantil e docente (intercâmbio) em vários países, além de um centro de idiomas para aprendizagem de inglês e espanhol, e, em breve, entregará para a comunidade um Hotel de Passagem.



Todos os materiais educacionais estão na Sala Virtual que é dinâmica, com realidade virtual, realidade aumentada, gamification, simuladores de laboratórios com operação remota de robôs e acesso livre às bibliotecas digitais da Pearson, Saraiva, Curatoria, e-Livro, Minha Biblioteca e Biblioteca A.



Clique aqui para saber sobre Bolsas de Estudos. 

Share by: